16/08/2018

UMA VIAGEM ESPAÇO-TEMPO NA PUBLICIDADE

Quando nos perguntamos sobre a solução dos nossos problemas ou a origem das coisas, geralmente a resposta envolve uma tecnologia avançada para resolver tudo. Por exemplo, quantas vezes você já se perguntou por que nenhum De Lorean nos ajuda a viajar no tempo? Ou por que a galera de exatas ainda não inventou a máquina de teletransporte? Por que os carros não voam?

Se seu futuro dependesse de entender de onde veio a Publicidade, qual seria o tamanho do seu problema?

Parece um trecho daquele filme clássico de Sessão da Tarde, tipo Bill e Ted, em que tem muita confusão envolvida. Mas, enquanto você pensa, vamos voltar um pouco no tempo, tipo alguns aninhos A.C.

A galera mais roots ficará feliz de saber que tudo começou lá na Babilônia, com pinturas e escritas feitas nos muros por trabalhadores, que divulgavam seu serviço. Um estilo mais clássico de pichações.

Logo depois, na Roma Antiga, surgiram os cartazes pendurados, o que atualmente se assemelha ao nosso popular “outdoor” ou aqueles cartazes que estão nos postes e pontos de ônibus.

Indo mais adiante, na Idade Média, os garotos propagandas, gritavam notícias e ofertas dos mercadores. A imprensa foi criada, mais ou menos no ano de 1.450, e a partir daí a mensagem publicitária foi ganhando mais força e sendo multiplicada, aumentando o impacto e alcance. A propaganda passou a abrir caminhos cada vez maiores, especialmente na Europa e nos Estados Unidos em sua Era Industrial.

Pois é! A publicidade teve seu início de maneira bem rústica e com alcance super baixo se comparado aos dias atuais. Porém, o tempo passou e a evolução veio em seguida (ainda bem, rs).

E por fim, com o surgimento das agências de publicidade, com suas linguagens diferenciadas, despertando interesse dos consumidores, desenvolvendo negócios, produções e pesquisas, nasceu a publicidade moderna!

 

 

MAS, DE VOLTA PARA O FUTURO!

Foi na Era Moderna que surgiu a tão famosa expressão “propaganda é a alma do negócio!”. Sabemos que para atrair o público-alvo para o nosso serviço, a propaganda é indispensável. Porém, para isso é preciso ter o conceito mágico, chamado “estratégia”. A estratégia nada mais é que um mapa, onde você delimita todos os pontos prováveis e improváveis que estão ou podem estar no seu caminho. Vamos pensar como um jogo, tipo War! Você tem um objetivo, certo? Pois bem, mas para isso você precisa criar planos e habilidades para chegar onde almeja.

Primeiro você precisa conhecer o seu negócio e pontuar todos os passos para as metas serem alcançadas, saber qual o seu diferencial, quais objetivos quer atingir e porquê. Aí Bingo!

Agora vamos à segunda parte: O nosso queridíssimo público-alvo. É preciso saber detalhadamente sobre o segmento que se quer conquistar e quanto mais informações, pesquisas, dados, números, melhor. E amplia a chance de fazer com que a sua meta de venda alcance o consumidor. Mas não para por aí! Você descobriu seu público, e agora?

Já sabemos que a publicidade começou da maneira mais rudimentar possível! Apesar de nossos cadarços não se amarrarem sozinhos, hoje, temos infinitos meios de comunicação para a divulgação do seu negócio ser feita do modo mais eficiente para o seu público.

E, não podemos negar que as plataformas digitais são fundamentais, pois oferecem diversas funções e ferramentas como a segmentação do seu público, alterações ágeis, métricas e análises que podem ser obtidas com maior facilidade e rapidez. São algumas das poderosas vantagens!

Ainda assim, nas mídias digitais, também é preciso criar estratégias de conteúdo. Mas como assim? É preciso saber o que deseja postar. Isso é muito importante! Os anúncios precisam gerar intimidade com quem vê, ao aparecer em seu feed de notícias, por exemplo. Precisa ser algo amigável e agradável ao consumidor.

Por isso para o conteúdo gerar engajamento, é necessário planejá-lo de acordo com informações relevantes e com o seu objetivo. Não apenas o conteúdo, mas a programação que ele vai ter. Qual a periodicidade? O horário? O dia? O tempo que será rodado online e nas plataformas que você escolheu? O valor investido?

Publicidade e Propaganda não é “apenas” sobre ter campanhas bonitas, é uma necessidade empresarial! Existe muita coisa por trás disso. Mas e aí? Já conseguiu pensar quão complexa é a publicidade?

 

Redação: Jaqueline Bonna e Thaysa Flores

Voltar