24/06/2019
Eureka! Os impactos da Inteligência Artificial na Publicidade
Que a inovação tecnológica está cada vez mais rápida, não é nenhuma novidade, certo? Pois bem! As ferramentas que estão utilizando a Inteligência Artificial (IA) crescem em diferentes aspectos, tanto nos ramos empresariais como em diversos aplicativos do nosso dia a dia. Ok? E afinal, qual a sua finalidade? Aí que entra a grande questão camarada! O objetivo da IA é desenvolver mecanismos e dispositivos tecnológicos que apresentam a capacidade de simular a inteligência humana. UOW! O fator chave é: fazer com que os computadores “pensem” como a gente, criando análises, raciocínios e obtendo diferentes respostas para cada situação. Isso tudo, a partir de lotes de dados. Louco e incrível, hein?
Epa! E onde entra a publicidade nesse universo tecnológico da Inteligência Artificial? Se liga nas 8 possibilidades que a IA está incluída e você nem, “puf”… percebeu:
- Ferramentas de Busca: RankBrain, sistema de IA, usado pelo nosso famosíssimo – Google. Sua função é entender melhor o que os navegadores procuram em suas buscas.
- Marketing Programado: Sabe aquela “coincidência”, pois bem, não é tão “coincidência assim”, rs. Quando você faz uma pesquisa relacionada a um produto e ~tcharan~, dá de cara com ele em uma campanha publicitária no Face ou em algum site… Isso se chama Marketing Programado – ou então – Escrevo logo existo, hehe!
- Banners com Imagens: Através de inúmeras imagens selecionadas numa rede neural artificial, a IA pode ter a capacidade de identificar os tipos de cores, logotipos, pessoas, conceitos e assim, inserir um anúncio específico dentro de um banner online.
- Perfil do Consumidor: É possível classificar e identificar seus clientes em grupos diferentes, por meio de bancos de dados. Podem ser através de histórico de navegação online, comportamento off-line, demografia e até compras feitas no passado.
- Liderança Automatizada: A IA é utilizada por assistentes de vendas automatizados, com a intenção de iniciarem conversas introdutórias com clientes potenciais e dessa maneira os tornarem ativos ou inativos.
- Marketing de Produtos: A IA pode associar visitantes de um site, a partir de gostos semelhantes. Portanto, acabam fornecendo recomendações personalizadas aos usuários.
- Preço Dinâmico: O recurso usado é “Machine Learning” (Máquina de Aprendizagem). Sua capacidade está em identificar padrões de acessos da pessoa em um app ou site, possibilitando definir qual o preço mais razoável para tal produto ou serviço naquele momento.
- Sincronicidade: A ideia do método é coletar dados comportamentais no consumo de dispositivos e encaixar o desejo com a necessidade do consumidor. Uma maneira da IA promover experiências personalizadas, por meio da interface de usuário.
Eita! Como você pode ver… O ramo de Inteligência Artificial está mais perto do que a gente imagina! 😮
Fonte de inspiração: https://blog.runrun.it/inteligencia-artificial-na-publicidade/