12/06/2019
Identidade Visual: a cara do seu negócio
Você já deve ter ouvido algo do tipo “sem publicidade seria apenas uma garrafa”. O que isso quer dizer? A identidade visual de um produto transmite seus valores, estilo, essência e diferencia o seu negócio dos concorrentes! Já dizia Anita Roddick, fundadora da The Body Shop, e considerada uma verdadeira visionária do mundo dos negócios – “Marca é o espaço que você ocupa na mente de alguém. ”
E afinal o que é Identidade Visual? É nada mais, nada menos que o elemento essencial para sua empresa. Se você deseja tornar sua marca única, é necessário conter atributos visuais exclusivos e, consequentemente declarar ao mundo dos negócios, o “porquê da sua existência” e “como surgiu”. Segundo Philip Kotler, o “pai do marketing”, a marca tem 6 níveis de significados, que são: benefícios, atributos, valores, personalidade, cultura e usuário. Reflita…

Até aí, beleza? Agora veja quais são os componentes principais que compõem a Identidade Visual:
- Dê um nome (é muito importante!). Algumas dicas: ser de fácil memorização, ser inconfundível, possuir associações relevantes e ser apropriado na criação do logotipo;
- Tipologia (fontes!): é necessário que seja de fácil entendimento, e que possua personalidade, ou seja, um toque original;
- Símbolo: Sinal gráfico que representa a empresa;
- Marca: O componente mais importante da identidade visual, que faz com que o seu produto/negócio seja identificado em qualquer lugar. É a representação gráfica da Identidade Empresarial e a união de 2 elementos – logotipo e símbolo. As características mais comuns são: Modernidade, legibilidade , lembrança e a originalidade;
- Cores: Cada cor pode transmitir uma mensagem e emoção, portanto o seu significado é muito especial na hora da escolha;
- Slogan ou Frase de Efeito: Aposto que você sabe dá onde vem essa: “Amo muito tudo isso.” Há! Acertou? Pois bem, um slogan é justamente identificar as características de um serviço ou produto, garantir fácil memorização, gerar valor próprio, resistir ao tempo e poder se tornar até mesmo uma expressão popular;
- Mascote: Lembra do “Canarinho”? Então… ele foi escolhido para representar a Seleção Brasileira na Copa, portanto o mascote é isso! Ser um identificador de uma marca/empresa/evento;
- Garoto-Propaganda: É uma pessoa escolhida para expor produtos específicos de uma marca, porém de forma publicitária. A intenção é destacar a relevância ao público-alvo.

E aí, partiu tornar essa Identidade Visual real? A simplicidade, essência, estratégia e design são os fatores chaves para a sua marca ser um sucesso! Conte com a gente! 🙂